das etapas da premiação
Prêmio

O Prêmio Escolas Sustentáveis é uma iniciativa da Santillana, Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana.

A primeira edição, realizada em 2023, foi um sucesso! No total, tivemos mais de 1.100 projetos inscritos das escolas públicas e privadas do Brasil, México e Colômbia. Diante deste cenário, só temos a certeza de que o nosso prêmio é um indutor de compartilhamento e inspiração de boas práticas sustentáveis no mundo educativo. Neste ano, lançamos a segunda edição do prêmio, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar as escolas comprometidas com a sustentabilidade no Brasil, México e Colômbia.

Estamos na segunda edição do prêmio e seguimos na missão de valorizar, enobrecer, induzir e divulgar projetos educativos em termos de sustentabilidade nas escolas dos países participantes, tanto na dimensão curricular quanto na gestão escolar e relações com a comunidade. O prêmio visa reconhecer as escolas que promovem projetos de educação e gestão socioambiental a partir do trabalho com equipes, alunos e comunidades onde estão inseridas, que realizem mudanças significativas na escola e nos arredores, e que mobilizem e conscientizem a população e as novas gerações sobre a necessidade de preservação e recuperação socioambiental do planeta.

Por que

A sustentabilidade tem cada vez mais espaço na agenda de cidadania das pessoas e instituições. O crescente volume de informações e os desafios urgentes para enfrentar e mitigar riscos ambientais e sociais exigem uma nova atitude, tanto individual, como coletiva. Todos os caminhos de esperança de um mundo melhor passam pela Educação, fator fundamental para o enfrentamento dos enormes dilemas que nossa sociedade carrega. E as escolas têm papel chave na conscientização e na formação de cidadãos preparados para lidar com as inúmeras questões ambientais, sociais e de governança.

Para a Santillana, a Fundação Santillana e a OEI, promover sustentabilidade em seu sentido mais
amplo, significa a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e diversa.

Quais escolas e categorias

Todas as escolas da Educação básica estão convidadas a participar do Prêmio Escolas Sustentáveis: Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio, públicas ou privadas, no Brasil, México e Colômbia.
Serão aceitos projetos desenvolvidos até a data de abertura das inscrições, e que, necessariamente sejam relacionados à promoção da sustentabilidade nas áreas ambiental, social e de governança, em duas categorias:

Quais são as etapas

O Prêmio Escolas Sustentáveis terá duas etapas de premiação:
uma etapa nacional (por país) e outra internacional, envolvendo todos os países participantes (Brasil, México e Colômbia).

Os projetos inscritos serão avaliados pelo Comitê de Avaliação Nacional, que selecionará os projetos que farão parte do banco “Iniciativas Inspiradoras”, disponível para consulta no site do prêmio, e indicará os finalistas que participarão da cerimônia nacional. No evento, serão anunciados os 2 vencedores – Destaques nacionais, 1 de cada categoria.
Premiação nacional: 15 mil Reais

As escolas vencedoras na etapa nacional de cada país, em cada categoria, serão avaliadas pelo Comitê de Avaliação Internacional. que selecionará o Projeto do Ano. Nessa edição a cerimônia de premiação internacional será realizada na Colômbia durante o Congresso Global de Sustentabilidade.
Premiação internacional: 25 mil Reais

Acesse o
Leia o regulamento e conheça o processo de inscrição, avaliação e demais regras.
© Santillana - Todos los derechos reservados / © Santillana - Todos os direitos reservados.